sábado, 29 de dezembro de 2012

Da Soberba a Humilhacao

A bíblia nos diz em MATEUS 22, 29  Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Se todo ser humano cultiva-se o habito de ler as escrituras sagrada e entender o significado de sua existência
pouco teria em nosso meio pessoas soberba,(latim superbia, -aes. f.1. Orgulho.2. Altivez.3. Elevação.4. Arrogância.5. Sobrançaria.
Na maioria das vezes a soberba vem quando conseguimos vencer algumas provas ou desafios que nos sobrevém, o maior exemplo que temos e nosso irmão Jó que depois de ter enfrentado desafios e provacoes tinha em teus lábios uma justificativa ou seja um orgulho pessoal por ter superado.
Deus então confronta Jó quanto a sua existência.
CAPÍTULO 38
2  Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
3  Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.

Seria possível o homem ensinar a Deus?
A primeira pergunta que Deus fez foi esta!
4  Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? 
Creio que não precisaria fazer outra.
A resposta mais coerente só poderia ser esta!

CAPÍTULO 42
5  Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
6  Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Apos Deus revelar a sua grandeza o que resta e humilhar-se e reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus.
As provacoes e desafios da vida servem para nos reconhecermos as nossas limitacoes e aproximar mas de Deus, Paulo escreveu sobre isto.

II CORÍNTIOS 4
17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Jesus se humilhou!

FILIPENSES 2
5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
E você e eu vamos nos humilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário